Nesta pagina alguns óleos estão duplicados pois os mesmos são conhecidos por mais de um nome popular.

 

ABETO dos ALPEs- Abies sibirica, Picea abies
        O seu aroma é mundialmente conhecido, pois é muito confundido com o pinho. Age como anti-séptico, protege o sistema respiratório, é expectorante, ajuda a regular a circulação sanguínea, contra resfriado, calmante, sedativo,combate o estresse.

 

ALECRIM - Rosmarinus officinalis
        Usado tradicionalmente na culinária e como erva medicinal, cresce naturalmente nos países mediterrâneos.Há muito é considerada planta sagrada. Queima-se para afastar infecções. Ingerida na forma de chá, é indicada para problemas digestivos e de fígado.Possui um aroma fresco e agradável, sua ação é estimulante e tônica, ativa a concentração e aumenta a pressão sanguínea, é sudorífero e combate fraquezas em geral como tontura, desmaios, dores de cabaça, esgotamento físico e mental. Também é excelente tônico para o couro cabeludo e problemas como queda de cabelo e caspa.

 

ANIS:
     Destilado a partir de sementes secas e prensadas. Esta erva é encontrada no Oriente e tem perfume fresco e adocicado. É indicado nos casos de cãibras, problemas digestivos e tosses espasmódicas. O anis é relativamente tóxico e por isso deve ser empregado somente com orientação profissional e durante pouco tempo.  

 

BASILICÃO - Francês - Ocimun basilicum
     Seu aroma é intenso, aromático com um leve sabor estimulante, anti-cãimbras, é tônico nervoso, anti-séptico, ajuda a regular o processo digestivo e menstrual, utilizado em casos de estafa, enxaqueca, má digestão, melancolia, insônia, esgotamento mental e depressão.

 

BENJOIN
      Essência extraída da resina - o aroma quente, balsâmico, lembra uma mistuta de baunilha e chocolate. Tem propriedade anti-séptica, antidepressiva, expectorante, sedativa e diurética. Empregado nas artrites, ferimentos, tensão nervosa, estresse e, principalmente, nos casos de catarro, bronquite, tosse e resfriado.  
 

 

BERGAMOTA - Italiana - Citrus aur ntium L susbsp. bergamia
      Cresce quase que exclusivamente na Calábria e Cecília, é extraído pela prensagem da casca da fruta cítrica. Possui aroma doce e cítrico, fresco com um toque de Tabaco. O óleo de Bergamota está se tornando conhecido no mundo inteiro pela sua ação como estimulante mental e emocional. E ótimo antidepressivo, antiespasmódico, tônico, estomáquico, digestivo, contra o mau hálito, infecções genitais, anemia, acne, estomatite.Bergamota possui a substância "bergaptano" e se esta não for removida do óleo, pode sensibilizar a pele quando exposta ao sol causando queimaduras. É utilizada desde o séc. XVI no sul da Europa para abaixar a febre.

 

CAJEPUTI - Filipinas / Ilhas Molucas Melaleuca Ieucadendr
        Essência extraída das folhas e ramas - seu aroma é muito parecido ao do Eucalipto, é um pouco mais canforoso e lembra levemente o cheiro de cravo. Estimula a concentração, é muito utilizado em inalações contra infecções respiratórias,resfriado e dor de garganta, age também contra dor de dente e acne.É considerado um dos melhores analgésicos naturais.

 

CALÊNDULA / TAGETTES
       Tagettes é destilado de um tipo de Calôndula que cresce no norte da Índia e no sul da África. Tem coloração viva, verde alaranjado e um cheiro suave de ervas. Ele éespecialmente indicado para tratar problemas nos pés como calos, pele grossa ou verrugas.

 

CAMOMILA
        A Camomila Azul é destilada da erva medicinal Matricaria chamomilla que cresce em toda a Europa. Ele tem coloração azul escuro devido a alta concentração de azuleno que possui propriedades anti-inflamatórias notáveis. Este óleo tem várias aplicações incluindo tratamento de dores estomacais, menstruais, inflamações ou irritações.de pele e insônia.

 

CAMOMILA ROMANA - Anthemis Nobilis
        A Camomila Romana nasce na França e Hungria. É destilada da planta "Anthemis nobilis", que pertence a família da Camomila Azul (considerada a verdadeira Camomila). É um óleo claro e possui muitas propriedades semelhantes a Camomila Azul, porém, por ser mais brando é indicado para crianças ou para peles sensíveis.Usa-se para clarear cabelo louro, como chá para insônia e foi usada como desinfetante na II guerra.

 

CANELA - Cinnamomum zeylanicum
        Possui um aroma quente, característico da Canela. É uma das especiarias mais antigas que se tem notícia. Citada nas farmacopéias grega e romana por suas propriedades tônicas, estomáquicas e anti-sépticas. Combate cólicas e cãibras, rubefaciente, fortalece os nervos e é afrodisíaco, age como desinfetante matando bactérias dispersas no ambiente. Age contra o sangramento das gengivas. Adicionado a óleos de massagem alivia dores reumáticas.As poderosas propriedades da Canela podem ser úteis para tonificar o sistema circulatório, respiratório e digestivo.

 

CÂNFORA
        Essência extraída da medeira - de aroma penetrante, é um agente equilibrador muito recomendado nos quadros depressivos e de problema circulatórios.É empregado largamente nos caos de insônia, tensão nervosa, úlcera, fraqueza, diarréia, resfriados e distensões musculares.

 

CAPIM LIMÃO
        Obtido através da destilação de dois tipos de gramíneas naturais da Índia, Oeste da África e Indonésia, tem um aroma forte de grama fresca e limão e é um bom repelente contra insetos. O Capim Limão é um bactericida poderoso, importante no tratamento de problemas de pele, poros dilatados e acne.

 

CARDAMOMO
        Elettaria Cardamomum Destilado de uma planta que cresce em abundância na Índia e no Sri Lanka. Os árabes usavam suas sementes no café como sinal de hospitalidade. Tem um cheiro quente e temperado e tem sido usado pela medicina oriental a mais de 3000 anos. O Cardamono ajuda a digestão, combate a náusea, a flatulência e a diarréia. Estimula o apetite e é afrodisíaco.É indicado, também, para amenizar dor de cabeça e fadiga mental.

 

CEDRO - Virgínia (EUA) - juniperus mexicana
        Acredita-se que os cedros proporcionam longevidade.Seu óleo foi usado para embalsamar no Egito e como incenso no Oriente e Tibet. Possui aroma profundo, lenhoso, quente e balsâmico, é expectorante, tranqüilizante, tônico capilar, bom nos cuidados da pele em todos os tipos de erupções, acne e pele oleosa.Pode ser valioso em estados mais sérios como psoríase, eczemas e dermatites. Eficaz nos problemas com a bexiga,age contra queda de cabelos, medo, depressão.

 

CIPRESTE - Cupressus sempervirens
        Sempervirens significa viva para sempre. Sua madeira é praticamente imune à putrefação. Acredita-se que os cedros proporcionam longevidade. Seu óleo foi usado para embalsamar no Egito e como incenso no Oriente e Tibet. Possui aroma seco e fresco, lembra o Abeto e o Zimbro com um toque de âmbar, age como sudorífero, anti-reumático, diurético, expectorante, adstringente, vaso construtor, tranqüilizante, contra transpiração excessiva nos pés, hemorróidas, celulite, acne, pele oleosa, caspa, irritação, nervosismo, tônico para os tecidos e como repelente de insetos.Pode curar calvície e eczemas. É valioso em estados mais sérios como psoríase e dermatites.

 

CITRONELA - Cymbopogon nardus
        Grama perene que forma tufos de folhas altas.Tem aroma cítrico acentuado e é destilado de um tipo de gramínea.Utilizada há séculos para tratar a febre, é também utilizada para doenças de pele. A Citronela é usada principalmente como repelente contra insetos.

 

COENTRO
        Destilado de sementes maduras de uma erva nativa da Europa do Leste. O óleo de Coentro tem um cheiro fresco e condimentado, estimula o sistema digestivo, flatulência, cãibras estomacais, dores causadas por cansaço físico e reumatismo e é um desodorante natural pois inibe a proliferação da bactéria que causa o odor.É excelente para amenizr dores de dente e problemas estomacais.

 

CRAVO - Madagascar / lndonésia - Eugenia caryophillata
        O óleo essencial do Cravo tem aroma característico, quente, de raízes.Destilado dos botões das flores de Cravo, encontrados no Extremo Oriente e áfrica. É uma das especiarias mais conhecidas do mundo, já foi tão precioso que chegou a provocar algumas guerras. É um forte anti-séptico, age contra cãibra e cólica, é analgésico, estomáquico, carminativo, afrodisíaco estimulante, tônico, parasiticida, contra dor de dente, diarréia, verrugas, desgaste físico e mental, ativa memória. Pode causar irritação na pele, portanto deve ser sempre diluído quando aplicado sobre a pele.

 

ELEMI
        Destilado da resina desta árvore encontrada nas Filipinas, o Elemi tem perfume citrico condimentado. Ele é um bom anti-séptico e tem efeito tonificante. E um imuno-estimulante particularmente recomendado para resfriados com excesso de catarro. O óleo de Elemi é refrescante e, assim como o óleo de Mirra, diminui e equilibra a secreção seborréica do couro cabeludo.

 

ERVA CIDREIRA - Melissa offlcinalis
        Aroma cítrico com um toque mentolado, muito agradável, antidepressivo, tranqüilizante, abaixa a pressão sanguínea e febre, antiespasmódico, combate cólica, cãibras, enxaqueca, dor de cabeça, resfriado, insônia, nervosismo, agressividade, depressão, pressão alta.

 

ERVA-DOCE
        O óleo de Erva-doce é extraido a partir da destilação a vapor de sementes prensadas desta planta muito cultivada na região mediterrânea. O óleo possui um leve aroma de anis, fresco e adocicado. Tem efeito diurético brando e é indicado no tratamento de indigestão e flatulência.Seu perfume transmite força e coragem.

 

ESCLARÉIA - Francesa - SaIvia esclarea
        Cultivada na França e Rússia era considerada como "a planta sagrada".Destaca-se como a planta da mulher em seu processo criativo. Possui aroma quente, doce, erva-fresca, com um toque bem leve de Almíscar, age contra melancolia, desequilíbrio, depressão, medo, tensão, ajuda a regular a menstruação e alivia cólicas estomacais, intestinais e menstruais, é afrodisíaco feminino, age contra a frigidez.Ela traz poder ,saúde mental e quietude.

 

EUCALIPTO - Eucaliptus globulus
        Destilado de folhas de uma árvore nativa da Austrália. O Eucalipto é um óleo quente e anti-séptico e emana aroma semelhante a cânfora. E muito usado em inalações para aliviar os sintomas da gripe, descongestionante, sinusites e tosses com muco.Alivia dores musculares, entorses, dores em geral e ajuda a sarar escoriações.

 

EUCALIPTO CITRIODORA - Eukalyptus citriodora
        Esta variedade de Eucalipto tem o aroma adocicado e fresco do limão. E mais refrescante que o Eucalipto comum, porém possuí as mesmas propriedades antisépticas.

 

FOLHAS DE HO
        Destilado de folhas da árvore Cinnamonuni comphora, cultivada na China. Tem um suave perfume floral de madeira. O óleo de Ho é tranqüilizante e ajuda a restabelecer harmonia nos momentos de estresse e ansiedade.

 

GENGIBRE - Zingiber Officinale
        É um óleo "quente" nativo das costas tropicais da Índia. É um estimulante que pode ser usado em banhos, para aumentar a resistência a resfriados e gripes porque tem propriedades expectorante. Recomendado para distúrbios estomacais e digestivos, seu efeito caloroso ajuda a baixar a febre e a aliviar os sintomas de flatulência e náusea.

 

GERÂNIO Pelargonium graveolens, Pelargonium odorantissimum
        Em aromaterapia é um dos óleos mais importantes. Seu aroma é quente e doce, semelhante ao de pétalas de rosa. Perfeito para dar boa disposição, fazer adormecer, dar energia ou relaxar completamente. Atua no sistema nervoso como tônico ou sedativo. O aroma do Gerânio tem propriedades harmonizadoras, é antidepressivo, fortalece os nervos, enrijece os tecidos, utilizado nos cuidados de pele, é adstringente, cicatrizante, anti-séptico.Tem efeito regulador na produção natural dos óleos da pele podendo ser usado tanto em pele envelhecida ou seca quanto para peles oleosas ou acneicas.

 

GRAPEFRUIT - Citrus Paradise
         Essência extraída da casca - é estimulante, refrescante , digestivo, depurativo, anti-séptico e antiinfeccioso. Constitui fixativo e fragância comum em cosmética, artigos de higiene e bronzeador solar.

 

HORTELÃ -Inglaterra, EUA, China - Mentha piperita
        De aroma extremamente refrescante, pelo alto teor de mentol em seu conteúdo, é excelente tonificante, limpa a mente. Ótimo como anti-séptico, descongestionante, expectorante, febrífugo, sudorífero, ativa o sistema digestivo, age contra dor de cabeça, resfriado, enxaqueca, dores musculares, mau hálito, dor de dente, fraqueza, tontura, flatulência, tosse, asma, bronquite, pressão baixa, nevralgia, picada de insetos, impotência e infecções na boca e na gengiva.

 

ILANG-ILANG - Ilhas Comores - Cananga odorata
        Essência extraída das flores - tem aroma adocicado, intenso e balsâmico, e é excelente para quem busca o "desligamento" como forma de recarregar as energias. Muito agradável, tem efeito tranqüilizante, antidepressivo, age contra pressão alta, medo, taquicardia, palpitações, nervosismo, insegurança, agitação, insônia, impotência, frigidez, como afrodisíaco feminino e tônico uterino. Nos cuidados da pele, principalmente pele oleosa e pele inflamada e é estimulante do crescimento dos cabelos.

 

JASMIM
        É o que possui as maiores propriedades anti-depressivas dentre todos os óleos. Tem aroma intenso e exótico e é extraído das flores delicadas desta planta. Pode ser usado como um perfume agradável, criando uma sensação de relaxamento e bem-estar. É afrodisíaco. Indicado para atuar no âmbito emocional, reduzindo a ansiedade e a depressão.

 

JUNIPERO
        Destilado dos frutos deste arbusto que cresce em abundância na Europa e no Canadá. Na Iugoslávia é tradicional na medicina popular, considerado quase um "cura tudo". É muito eficaz no tratamento da cistite e é muito usado em fórmulas de produtos para pele oleosa e acneica por suas propriedades adstringentes. Tem efeito refrescante e estimula a eliminação de toxinas.

 

LARANJA DOCE - Brasil - Citrus sinensis Osbeck
        Aroma cítrico, doce e refrescante, característico da casca de laranja, possui ação harmonizadora permitindo maior equilíbrio, elimina impurezas da pele, combate a insônia, febrífugo, estomáquico, digestivo, sedativo, tônico para o coração, contra problemas nervosos, medo, tensão, irritação, desânimo, flatulência, espasmos gástricos, prevenção contra rugas, dermatite, ótimo óleo para o uso infantil.

 

LAVANDA - Lavandula officinalis, Lavandula vera, Lavandula angustifólia
        Possui aroma leve e doce muito agradável. Com um leve toque de ervas, o óleo de Alfazema é um dos mais completos para a aromaterapia. Foi encontrada em túmulos egípcios de 1.000 anos A.C. A alfazema era o purificador favorito dos banhos dos antigos romanos. Tem ação tranqüilizante. antidepressivo, fortalece os nervos, anticólicas, anti-séptico, analgésico, cicatrizante, fungicida, alivia dores queimaduras em geral, queimaduras solares, combate frieiras, acne, estresse, insônia, dermatites e qualquer tipo de inflamação de pele e é repelente de insetos.

 

LEMONGRASS - lndia - Cymbopogon flexuosus, Cymbopogon citratus
        Aroma fresco, cítrico e intensivo, o capim limão, também conhecido como capim cidreira era chamado por erva da febre pois há séculos era utilizado na Índia para isso.É também anti-séptico, tônico, estimulante e refrescante, age como desinfetante de ambientes, atua na falta de concentração e esgotamento mental, baixa a febre, ajuda a digestão, muito utilizado como repelente de insetos.

 

LIMÃO
        Extraído através da prensagem da casca da fruta madura, principalmente na Califórnia e em Chipre. Tem o aroma fresco e suave desta fruta, é altamente anti-séptico e tem efeito adstringente sobre a pele. Pode ser usado no tratamento de furúnculos, pele oleosa, herpes, picadas de insetos e problemas de fragilidade capilar.

 

LIMÃO Citrus Limonum
        Aroma cítrico, fresco, característico do limão, antisséptico, inibe a transpiração excessiva, antiespasmódico, bactericida, estimulante, tônico, depurativo, estimula a circulação, baixa febre, é refrescante e ativa a concentração, anti-reumático, diurético, contra hemorróidas, celulite, fraqueza, convalescência. Foi muito utilizado pela marinha para prevenir o escorbuto, e atualmente é utilizado para quase tudo, de resfriado a afecções da garganta.

 

LIMETE da América Central e Flórida - Citrus aura ntifolia Swingle
        Possui um aroma fresco, com pequena semelhança ao aroma da Coca-Cola, antisséptico, antiespasmódico, bactericida, estimulante, tônico, febrífugo, depurativo, refrescante, age contra pele oleosa, acne, hemorróidas, celulite, transpiração excessiva, fraqueza, reumatismo.

 

LOURO
       Extraído das folhas é excelente contra reumatismo, dores musculares, resfriados, gripes, infecções dentárias e da pele. 

 

MANDARINA - Italiana - Citrus reticulata Bianco
        Fragrância cítrica e doce, característica da tangerina, fortalece o estômago, estimula o apetite, estabelece o equilíbrio (tranqüilizante e estimulante), em casos de insônia, nervosismo, luto, tristeza em geral, depressão, epilepsia, é um ótimo óleo para crianças.

 

MANJERICÃO
        Essência extraída de toda a planta - bom para o coração, porque afasta a tristeza e a melancolia, fazendo as pessoas ficarem mais alegres. Possui um aroma fresco, suave e condimentado. Tem efeito calmante e revigorante ao mesmo tempo. É excelente contra insônia e estresse. Pode causar irritações em peles sensíveis , portanto não deve ser usado puro ou por períodos prolongados.

 

MANJERONA
        Destilado a partir das folhas secas e flores desta erva muito conhecida na França, no Leste Europeu e na Tunísia, tem fragrância quente e picante. É relaxante, útil no tratamento do estresse, ansiedade e insônia. Possui propriedades analgésicas, vasodilatadora e antiafrodisíaca. Aplicado em forma de massagens quentes, ajuda a aliviar dores musculares, distensões, reumatismo e cólicas menstruais. Para os gregos era o símbolo do amor eterno.

 

MELALEUCA (Tea Tree) Austrália Melaleuca altermifolia
        A melaleuca Australiana era aproveitada pelos aborígines pelas suas espantosas propriedades curativas. È 12 vezes mais eficaz que o ácido carbólico (ou fênico), para eliminar bactérias, fungos e vírus. Sua fragrância lembra o aroma de raízes frescas, semelhante ao Eucalipto, pouco mais canforoso, é um poderoso anti-séptico e fungicida, antiviral, antibacteriano, cicatrizante, pode ser utilizado contra quase todos os tipos de infecções, especialmente nas vias respiratórias, uretra, vagina e pele, em casos de picadas de insetos, fungos, frieiras, espinhas, herpes, impingem, calos, machucados, feridas inflamadas, psoríase, ptiníase, contra piolhos.

 

MELISSA
        A Melissa ou Erva-cidreira é uma pequena erva nativa do sul da Europa e da Europa Central. Tem um aroma cítrico adocicado, é calmante e antidepressivo, muito útil no tratamento de dores de cabeça causadas por estresse, enxaqueca, tensão, cólicas menstruais, palpitações, câimbras estomacais, náuseas, herpes e cândida e asma de fundo nervoso. Possui propriedades anti-séptica, antibiótica e antivirótica.Também pode ser usado, de forma bem diluída, em eczemas e para outros problemas de pele.

 

MENTA-CRESPA (EUA, Europa) - Mentha spicata L. var. Crispa
        Esta menta é muito parecida com a hortelã é um estimulante digestivo, estomáquico, expectorante, febrífugo, anti-séptico, tônico, age contra flatulência, náusea, vômitos, enxaqueca, dor de cabeça, distúrbios hepáticos, neuralgia, bronquite, resfriado, cólicas estomacais.

 

MIRRA
        Extraído da resina de arbustos que crescem naturalmente no nordeste da África e no sudeste da Península Arábica. É um óleo viscoso de cor âmbar e possui propriedades anti-sépticas e conservantes. É utilizado no tratamento de doenças crônicas do pulmão e infecções na boca e garganta. É a essência da purificação e do rejuvenescimento. No ar, exala um aroma marcante; no banho, dá frescor à pele.

 

MIRTO do Mediterrâneo - Myrtus communis
        Seu aroma é fresco, parecido com o do eucalipto, é anti-séptico, expectorante, fortalece os tecidos, adstringente, ótima para inalações contra bronquite.

 

NEROLI
        Destilado a partir das flores da Laranjeira azeda que cresce principalmente na Itália, França e Tunísia. Seu acentuado e refrescante perfume é um ingrediente clássico na produção de perfumes de boa qualidade. Suas propriedades relaxantes e antidepressivas ajudam no tratamento da ansiedade, depressão e insônia. E indicado para peles secas e maduras. Largamente empregado nos casos de diarréia crônica, histeria, tensão nervosa e palpitações.

 

NIAOULI - Nova Caledôla (Caledônia) - Melaleuca viridiflora
        Fragrância fresca e doce, relembra o sabor das "Gotas de pinho Alabarda", anti-séptico, expectorante, libera e dissolve o catarro das vias respiratórias, ótimo para ser utilizado em inalações, é apropriado para crianças por ter um teor mais baixo em cineol do que o Eucalipto.

 

OLÍBANO - Boswelllia carteri
        O óleo de Olíbano ou Incenso é extraído da resina de pequenas árvores das regiões montanhosas da Índia e do sudeste árabe, tem um aroma doce e picante. Este óleo vem sendo utilizado como incenso por milhares de anos. Algumas gotas colocadas em um aromatizador têm efeito estimulante, antidepressivo e estimula a concentração. É adstringente, cicatrizante, digestivo e é muito usado nos casos de bronquite, tosse, catarro, laringite. Pode ser usado como tônico rejuvenescedor para peles maduras

 

PALMAROSA - do Brasil - Cymbopogon martini
        O óleo essencial de palmarosa é muito utilizado para copiar o perfume da rosa. É um capim aromático da mesma família do Lemongras e da citronela.. Têm propriedades anti-sépticas, estimulantes, na pele elimina bactérias e atua sobre as glândulas sebáceas regulando a produção de suor, estimula a concentração e é tônico cardíaco. É um óleo valioso para cuidados da pele, principalmente quando diluído em óleo de amêndoa doce.

 

PATCHULI - lndonésia - Malásia - Pogostemum cablin
        Aroma exótico, com um toque de madeira, terra e musgos, é anti-séptico, antidepressivo, cicatrizante, depurativo aéreo, afrodisíaco, erotisante. Além de estimular o raciocínio é bom contra medo e agitação. Excelente nos cuidados de pele envelhecida ou ressecada, e contra fungos vaginais e frigidez.

 

PETIGRAIN
        Destilado das folhas novas e brotos da árvore de Laranja azeda. Tem aroma suave e fresco de flores, semelhante ao neroli que é produzido a partir das flores da mesma planta. Petitgrain pode ser usado em misturas para massagens estimulantes.

 

PIMENTA-DO-REINO
        Destilado a partir dos frutos secos e amassados desta planta que cresce principalmente na Índia e na Indonésia. É um óleo quente, seco e apimentado. E indicado para aliviar dores musculares, para estimular o sistema digestivo, circulatório e linfático, porém deve ser sempre diluído antes de aplicado sobre a pele.Possui propriedade analgésica, antitóxica, afrodisíaca e laxativa.

 

PINHEIRO-ANÃO - ÁustnalAlpes - Pinus pumilionis, Pinus montana, Pínus mugo turra
        Aroma fresco e balsâmico, característico de Pinheiro, anti-séptico, descongestionante expectorante, tônico, em casos de resfriado, distensões musculares, em inalações, infusão limpeza aérea de ambientes, alivia dores reumáticas.

 

PINHEIRO-SILVESTRE - dos Alpes - Pinus silvestris
        O óleo do pinheiro é um poderoso anti-séptico pulmonar, hepático e urinário, a circulação sanguínea, é descongestionante e expectorante, muito utilizado em inalações no combate e infecções pulmonares e urinárias, é um ótimo óleo para sauna e para desodorar ambientes.

 

PINHO
        Destilado a partir dos espinhos e lascas do tronco do pinheiro, tem um perfume suave e refrescante de madeira. Eficaz no tratamento de problemas respiratórios, como gripes e resfriados, asma e bronquite.

 

ROSA
        É calmante e refrescante, excelente no tratamento de sintomas ligados ao estresse e problemas menstruais, incluindo a TPM. E recomendado para peles secas, maduras ou inflamadas. São dois os óleos de Rosas mais comuns: Rosa Absoluta que é extraído pelo método de "enfleurage" ou extração por solventes - método tradicional para extração de essências raras e o 'verdadeiro' óleo de rosa que é destilado a partir do vapor. Seu perfume traz calma ao ambiente. Na água do banho, proporciona de forma plena o relaxamento e a sensação de bem estar.

 

SÁLVIA - Salvia Sclarea
    "Destacava-se na antiguidade como a planta da mulher em seu processo criativo" (Lavabre). Tem aroma profundo, seco, erva-fresca, lembra a cânfora, é anti-séptico, antiespasmódico febrífugo, fortificante, estimulante, regula a transpiração, utilizado contra dor de garganta, dor de dente, sangramento nas gengivas, amigdalite, inflamação, anemia, astenia, hipotensão, disfunções renais, hepáticas, menopausa, regulador menstrual. Ela traz poder, saúde mental e quietude. Não deve ser usado durante a gravidez.  
  

 

SÂNDALO - Índia - Santalum album, Amyns balsamífera
        Possui aroma suave e lenhoso, fragrância muito agradável, tranqüilizante, age contra medo, estresse, agressividade, depressão e desânimo, bom nos cuidados de pele seca, acne e no tratamento da sistite, afrodisíacos masculino e aumenta a potência sexual masculina.

 

TOMILHO - Thymus vuigaris
        Destilado principalmente na Espanha e Israel. É estimulante e pode ser usado para aliviar dores musculares. Tem propriedades antibacterianas e tonifica o sistema imunológico, por isso é indicado no tratamento de vários tipos de infecções de pele, dos aparelhos respiratório e urinário.

 

TOMILHO - Espanha / Marocos - Thymus vuigaris
        Fragrância quente e picante, semelhante ao Orégano, aumenta a pressão sanguínea e a capacidade imunológica do organismo, em caso de doenças infecciosas, fraqueza física, deficiência nervosa, bronquite, tuberculose, asma, problemas de circulação, fungos e frieiras. Utilizado contra a queda de cabelos e na higiene bucal.

 

TOMILHO SILVESTRE
        Destilado a vapor a partir do Thymus officinalis, planta nativa da Turquia. O óleo de Tomilho Silvestre é anti-séptico e tonificante, tem cheiro mais doce e suave que o tomilho.

 

TORANJA (Grapefruit) - lsrael / EUA - Citrus paradisi Macfadyen
        Discretamente cítrico, seu aroma é fresco e amargo. É anti-séptico, refrescante, tônico, estimulante, antidepressivo. Em massagens ótimas contra a celulite e gorduras localizadas, enrijece a pele, age contra o desânimo e desequilíbrio mental.

 

VERBENA de GRASSE -(Sul da França) - Lippia citriodora
        Aroma fino, fresco e cítrico, anti-séptico, adstringente. Ativa a concentração, estimula o processo digestivo e o fígado. E calmante quando utilizado moderadamente, contra fraqueza em gemi, pele oleosa e acne, febre, insônia e taquicardia.

 

VETIVER
        Destilado das raízes de uma gramínea da Índia e Indonésia. Tem cheiro adocicado de madeira e terra e é usado como base para perfumes. Possui propriedades calmantes e relaxantes e pode ser misturado a outros óleos em massagens ou banhos.

 

YLANG-YLANG
        Destilado das flores frescas de uma árvore que é encontrada principalmente nas Ilhas Comores, ao leste da África. Ele tem um cheiro de flores exóticas e efeito relaxante sobre o sistema nervoso. E tradicionalmente usado como afrodisíaco e no tratamento da pressão alta.

 

ZIMBRO - Iugoslávia - Juniperus communis
        Fragrância, quente, balsâmica, relembra o aroma de gim, anti-séptico, fortificante, diurético, ativador renal, desintoxicante, estimula o processo digestivo, tônico, fortalece os tecidos, ativa a concentração, utilizado em casos de inflamação de uretra, corrimentos de todos os tipos, gota, hemorróidas, nervosismo, cólicas, medo, acne, eczemas, celulite, ereção fraca e impotência.
 

ATENÇÃO: Este site tem como intenção a informação. Todos os artigos sobre aromaterapia, contidos aqui, foram pesquisados exaustivamente por nossa equipe e muitos colaboradores, e pesquisadores dos aromas e praticantes da aromaterapia seja no uso pessoal ou em seus pacientes. Estamos certo de estar passando para o leitor informações de fontes muito seguras, mas mesmo com todo este cuidado queremos chamar a atenção para o uso da auto medicação que não deve ser praticada mesmo sendo, os Óleos Essenciais produtos naturais e excelentes na manutenção do bem estar fisico, emocional e mental.
Para um melhor aproveitamento das funções terapêuticas dos óleos essenciais recomendamos consultar um médico ou terapeuta de sua confiança.

Este site faz parte do portal maosdeluz.com.br
Webmaster fcampos@maosdeluz.com.br